[ Project Azure – The session posts – Part I ]


Fala pessoal,

Como voces já podem imaginar visualizando o título, estou iniciando uma série de posts onde estaremos abordando vários assuntos da Plataforma de Serviços Azure, a começar por hoje por uma parte mais conceitual e a partir da ‘Parte 2’ estarei lhes mostrando em tutoriais vários passos, desde como prepararmos seu ambiente até como utilizar alguns recursos, e no final iremos integrar todos estes conceitos em um pequeno projeto. Boa leitura e espero poder ajudar alguns de voces.

 

CLOUD COMPUTING / COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Antes de falarmos da Plataforma de Serviços Azure em si, para um melhor entendimento vamos dar um breve esclarecimento do que vem a ser a “Computação em Nuvem”.

Resumidamente e conceitualmente ‘Cloud Computing’ é um modelo de computação onde dados e aplicações ficam alocados em servidores físicos ou virtuais em Data Centers que não necessariamente sabemos onde estão localizados, e para utilizarmos estes recursos basta contratarmos o serviço de uma empresa.

VISÃO DA PLATAFORMA DE SERVIÇOS AZURE
Se um aplicativo roda na nuvem e/ou usa serviços fornecidos por ela, precisamos de uma plataforma de serviços para dar condições ao desenvolvedor criar seus aplicativos, para isso existe a Plataforma de Serviços Azure da Microsoft que consiste em um grupo de tecnologias da nuvem, que fornece um conjunto específico de serviços para os desenvolvedores que são hosteados nos data centers da microsoft.

A Plataforma de Serviços Azure é composta por um sistema operacional, Windows Azure, e um conjunto de serviços que podem ser usado individualmente que são: .Net Services, Live Services e o SQL Data Services. Estes serviços podem ser usados tanto por aplicativos em execução nas nuvens como em sistema locais

Abaixo uma breve descrição de cada um dos serviços

Windows Azure: É o sistema operacional para serviços na nuvem da Microsoft, é utilizado para o desenvolvimento, hosting e gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure, através da Internet dentro dos data centers da Microsoft ele provê computação e armazenamento por demanda, com a finalidade de hostear, escalar e gerenciar aplicações Web e serviços.

Microsoft .Net Services: É um conjunto de serviços altamente escaláveis, orientados ao desenvolvedor e hospedados na Microsoft que oferecem blocos construtivos necessários para a maioria das aplicações baseadas na nuvem e locais. Além disso possibilita o desenvolvimento focado na lógica da aplicação ao invés de ter a necessidade de construir e fazer o deployment do próprio serviço de infra-estrutura na nuvem, para isso utilizamos uma excelente biblioteca de classe no .Net Framework que torno o desenvolvimento de aplicações mais produtivo.

Microsoft SQL Services: É um serviço de armazenamento de dados e de processamento de consultas altamente escalável, é construído baseado nas tecnologias do SQL Server juntamente com o Windows Server, fornece serviços Web com alta disponibilidade, seguros e baseados em padrões que são fáceis de programar e provisionar.

Microsoft Live Services: Através do  Live  Framework,  fornece  acesso  aos dados  a partir de  aplicativos  Live da Microsoft e outros.  O Live Framework também permite sincronizar esses dados em estações de trabalho e dispositivos, encontrando e fazendo o download de aplicativos, e muito mais. Também inclui as tecnologias do Live Mesh para sincronização de dados dos usuários e possibilita também a extensão de aplicações web entre múltiplos dispositivos. Live Services é formado por: Identidade, Diretório, Comunicação e Presença, Geoespacial, Pesquisa e serviços do Mesh.

No decorrer dos posts estaremos nos aprofundando em cada um destes serviços, detalhando e mostrando na prática a utilização de cada um.

Abaixo mostramos como a Plataforma de Serviços Azure pode ser usada tanto por aplicativos em execução na nuvem quanto por aqueles executados em sistemas locais.

azure 

Neste primeiro post, esta era a idéia mais introdutória que eu gostaria estar passando espero que tenham gostado e possa ser útil, por favor comentem principalmente as críticas para que eu possa estar aperfeiçoando os posts.

Fontes utilizadas:
Wikipedia
MSDN Brasil
Innovation Lab
APRESENTANDO A PLATAFORMA DE SERVIÇOS AZURE – David Chappell & Associates

Grande abraço

Lucas A. Romão
Líder da Célula Acadêmica Microsoft USD.NET
Líder da Comunidade [INSIDE THE CODE]
www.insidethecode.com.br
Líder da Comunidade Azure Services Brasil
http://azureservbr.groups.live.com/

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: