Introdução ao Windows #Azure #Appfabric #Caching


Olá pessoal!

Hoje irei tratar de um dos recursos do Windows Azure AppFabric, farei um overview sobre o ‘Caching’ e também já deixaremos nosso ambiente preparado para começarmos a implementá-lo.

caching iconO Windows Azure AppfFabric Caching Service é um serviço de cache em memória distribuído, ele é disponibilizado como serviço o que nos facilita se pensarmos que não teremos que nos preocupar com instalação e gerenciamento de instancias por exemplo.

Com o serviço de Caching conseguimos que nossas aplicações tenham acesso de alta velocidade, escalabilidade e alta disponibilidade aos dados sem termos a necessidade de acessar a fonte diretamente.

O uso comercial foi disponibilizado no último dia 28 de abril e está disponível a todos que quiserem testar seus recursos e funcionamento até o dia 1 de agosto sem custo algum.

Por default o Windows Azure AppFabric Caching não possui tempo de expiração de seu conteúdo, portanto se pordiag-caching acaso ultrapassarmos o limite do nosso cache ele irá trabalhar com uma política de Despejo (Eviction), ou seja, o ítem mais antigo será descartado para que o novo conteúdo possa ser cacheado.

Esta opção de Despejo (Eviction) não tem como ser desabilitada o que podemos fazer é através dos métodos PUT e/ou ADD definir um tempo de expiração, feito isso o Caching irá respeitar o tempo declarado explicitamente.

Ainda temos a possibilidade de gerenciar o tamanho da disponibilidade do nosso serviço de Caching através do Portal do Desenvolvedor

A cobrança pelo serviço é feita de forma mensal baseando-se no tamanho do cache contratado que tem como opções variações de 128MB até 4GB.

Veja abaixo os tamanhos disponíveis e custos para o serviço de cache:

  • 128 MB cache for $45.00/month
  • 256 MB cache for $55.00/month
  • 512 MB cache for $75.00/month
  • 1 GB cache for $110.00month
  • 2 GB cache for $180.00/month
  • 4 GB cache for $325.00/month

Tendo uma breve visão do que vem a ser o serviço de Caching do Azure vamos agora preparar o nosso ambiente para que nos próximos 2 posts eu possa explicar e mostrar duas formas de implementação.

Então vamos lá a primeira coisa a se fazer é instalar o SDK do Windows Azure AppFabric e pode ser feito através deste link: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=19925

00 install download

Feito o download e instalado o SDK, agora iremos abrir o Portal do Desenvolvedor para configurarmos nosso Windows Azure AppFabric para o serviço de Caching

Parar isso após ter feitoo o logon no Portal acesse o ítem do menu “Service Bus, Access Control & Caching” conforme apresentado na imagem abaixo.

01 principal

Feito isso clique na opção “Cache” para que lhe sejam apresentadas os ítens e opções disponíveis existentes.

02 clica cache

No meu exemplo abaixo apenas a opção “Namespace” está habilitada no Ribbon pois não temos nenhum serviço configurado ainda, portanto vamosiniciar com a confiiguração, para isso clique na opção “Namespace”.

03 clica new namespace

Feito isso uma tela solicitando algumas informações para a criação do “Namespace” será exibida, preencha-as conforme exibido abaixo:

  • Namespace: O nome deve ser único para isso utiliza o botão “Check Availability” para validar sua escolha;
  • Country/Region: Local onde será criado o namespace;
  • Subscription: Qual subscription será vinculado seu serviço;
  • Cache Size: Tamanho do cache escolhido.

Depois de preencher as indormações basta clicar em “Create Namespace

04 dados namespace

Neste momento seu Namespace será criado basta aguardar e você verá ele alterando a coluna Status de ‘Activating… ’ para ‘Active’, como nas imagens abaixo.

05 actbvating

06 namespace active

E está feito seu serviço de Caching do Windows Azure está preparado, agora basta implementá-lo em seu projeto assim como faremos nos próximos posts.

Abraço e sucesso a todos.

Lucas A. Romão
MSN:
laromao@oxygenhost.com.br
Blog: https://laromao.wordpress.com/ | Twitter: @LucasRomao
Líder da Comunidade Azure Services Brasil | Twitter: @AzureServicesBR

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: