Adicionando um co-admin a uma subscription


Olá pessoal,

A idéia deste post nasceu depois de decidir escrever/demonstrar sobre como associarmos uma base de dados do WA SQL Database à uma subscription diferente da qual estamos utilizando.

Nos últimos dias várias pessoas me perguntaram algo como: “Lucas! Mas se por exemplo eu tiver uma base de dados no WA SQL Database utilizando uma conta da minha empresa, como eu faço para portá-lo na conta de produção do meu cliente?”

Antes de iniciarmos as explicações (que por sinal é bem simples), temos que ter em mente que neste pequeno post teremos dois “personagens”:

  • Service administrator: é o owner da subscription;
  • Co-administrator: “personagem” adicionado por um Service administrator ou por outro Co-administrator;

Então vamos lá.. a idéia de se ter um co-administrador em uma subscription do Windows Azure é a de que mais de uma pessoa possa acessá-la (subscription) porém cada qual com seu Live-Id, com isso não existe a necessidade de se compartilhar credenciais e senhas.

Quando comparadas os direitos e permissões de um “co-administrator” com um “Service administrator”, a única diferença entre eles é a de que um co-administrador não tem a permissão de remover um “Service administrator” de uma subscription.

Mão na massa:

Adicionando um Co-administrator

Para definirmos um ou mais co-administrators, após logar no Portal do Desenvolvedor clique em Settings e na sequencia em Administrators, como na figura abaixo.

O próximo passo é clicar em Add que está no rodapé,  uma nova janela abrirá e então bastará inserir um Live-Id válido (Obs: para se adicionar um Co-Admin não é necessário que este Live-Id possua alguma Subscription contratada (Trial/Paga) ) e escolher em sua lista em quais Subscriptions deseja conceder o direito.

Após adicionar você terá uma tela como a abaixo, listando o Service administrador e seus respectivos Co-administradors, no meu exemplo apenas 1.

Removendo um Co-administrator

Agora para retirar os direitos de um Co-administrator é ainda mais simples, basta selecionar o Live-Id que perderá os privilégios, clicar em Edit para mudar alguma(s) propriedades ou Remove para retirar o Live-Id da Subscription ativa.

Clicando em Edit uma janela abrirá listando as subscriptions vinculadas a este Live-Id e que você possui autorização para remover os acessos. Para retirar a permissão basta desmarcar a(s) subscriptions que deseja remover os direitos e clicar em ok! Como na figura abaixo.

 

E é isso pessoal, extremamente simples gerenciar Co-administrators… boa sorte e até o próximo post!!

Abraço e sucesso a todos!

Controle: Post versão 2.0 – Atualizado após mudança no Portal do Windows Azure – 08/10/2012

Lucas A. Romão – Windows Azure MVP
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/lucasromao
MSN: lucas_romao@hotmail.com
Blog: https://laromao.wordpress.com | Twitter: @LucasRomao
Comunidade Azure Services Brasil | Twitter: @AzureServicesBR

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: