Configurando o Remote Desktop no Azure


Olá pessoal,

Um recurso bem interessante existente desde a versão 1.3 do SDK do Windows Azure, é a capacidade de acessarmos remotamente as roles através do Remote Desktop.

Para utilizarmos este recurso precisaremos de um certificado PFX que contenha uma Chave Privada.

O primeiro passopara chegarmos ao certificados PFX é gerarmos um certificado ‘self-signed’ (auto-assinado), para isso abra o seu ‘IIS’ e dentro do grupo ‘IIS’ abra o ítem “Certificados do Servidor”.

Clique em “Criar Certificado Autoassinado”, entre com um nome para o certificado e clique em ok. Você terá uma tela parecida com a seguinte.

IIS

Neste momento um certificado do tipo X509 acabou de ser criado e Agora iremos gerar o certificado PFX, para isso selecione o certificado que acabou de ser gerado, clique em “Exportar…”, neste momento você deve definir um local onde ele será armazenado e uma senha que será utilizada posteriormente. Ao exportar você terá uma tela como a abaixo em seu processo.

GerandoPFX

O próximo passo é importar o certificado PFX gerado para o “Console de Gerenciamento Microsoft”, para que possamos utilizá-lo em nosso projeto. Clique no “Menu Iniciar” e pesquise por “certmgr.msc”, abra o aplicativo e expanda as pastas “Pessoal/Certificados”.

Após expandir as pastas clique com o botão direita em uma área em branco no quadro do lado direito e clique em “Todas as tarefas/Importar”, efetue os passos para a importação e no final do processo você deverá ter uma tela parecida com a apresentada abaixo:

certmgrMSC

Pronto agora temos o nosso certificado do tipo PFX criado e instalado, bastando agora consumi-lo em nosso projeto ativando o recurso de “Remote Desktop” em nossa aplicação.

Para iniciar a configuração do “Remote Desktop” abra o seu projeto, clique com o botão direto sobre a sua role e clique em “Package”.

package 

Uma nova tela aparecerá, clique em “Enable Remote Desktop for all roles”.

EnableRemoteDesktop

Na tela a seguir selecione o certificado que acabamos de criar….

SelecionaCertificadoRemoteDesktop

…defina um usuário e uma senha e clique em OK e depois OK novamente, agora é só aguardar os pacotes de deploy com o seu projeto e seu arquivo de configuração serem gerados.

RDConfigs

Antes mesmo de seguirmos para efetuar o deploy, observe os arquivos “ServiceConfiguration” e “ServiceDefinitionFile” e verifique as ‘tags’ que foram incluídas pela configuração do Remote Desktop. Como exemplo observe um dos meus arquivos de configuração.

ServiceConfigurationInfos

Agora que já temos os pacotes para o deploy, devemos fazer o upload em nosso projeto no Portal do Desenvolvedor e instalar o certificado PFX.

Para isso vá até o Portal do Desenvolvedor, localize seu ambiente de host e clique em Add certificate…“, escolha o certificado PFX que criamos e entre com a senha definida.

AddCertificate

Agora basta fazer o deploy da sua aplicação para efetuarmos o teste.

Tendo o deploy concluído, para executar o “Remote Desktop” basta selecionar uma das instâncias do seu projeto e clicar no ítem “Connect” que está na Ribbon do Portal do Desenvolvedor no canto superior esquerdo, como apresentado na figura abaixo.

ConnectSelect

Quando executado uma mensagem será exibida para efetuarmos o download de um arquivo com extensão RDP, faça o download e execute-o.

Nesta tela clique em “Conectar”.

RDPConnect Entre com o usuário e senha definidos anteriormente, quando configuramos o Remote Desktop no VIsual Studio…

RDPPassword

…e por último, por utilizarmos um certificado self-signed, a seguinte mensagem será exibida. Clique em “Sim” para prosseguir.

RDPCertificado

Pronto! Está feito o acesso remoto, agora basta consultar seus arquivos de log, verificar o que foi instalado ou não com a Startup Task (caso tenha utilizado), diagnosticar eventuais  falhas e executar demais procedimentos que haja necessidade.

RDPConnected

É isso! Mesmo sendo longo, espero que tenham aproveitado e efetuado o seu acesso remoto, qualquer dúvida no processo desde a geração dos certificados aé a configuração do Remote Desktop fiquem à vontade para questionar ok?

Grande abraço e sucesso a todos!

Lucas A. Romão – Windows Azure MVP
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/lucasromao
MSN: lucas_romao@hotmail.com
Blog: https://laromao.wordpress.com | Twitter: @LucasRomao
Comunidade Azure Services Brasil | Twitter: @AzureServicesBR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: