Case: Virtual PASS PT agora no Windows Azure Web Sites


Olá pessoal,

Muito ouvímos falar sobre cases e empresas que utilizam o Windows Azure, mas também imagemuitos me perguntam sobre cases e situações reais de empresas de pequeno, médio porte ou até mesmo de uso pessoal como um blog ou site pessoal. Muitas destas pessoas não querem saber dos ‘mega cases’ ou das grandes empresas, eles querem saber sobre aquela situação mais próxima, aquele caso que é muito parecido com o cenário dele, onde toda situação acaba sendo palpável, de fácil assimilação e que na grande maioria das vezes o cliente/parceiro visualiza o próprio cenário como o apresentado e é o que o ajuda a se mover e o leva a uma efetiva migração.

Recentemente conversando com meu amigo Felipe Ferreiratambém MVP e Presidente do Virtual PASS PT Chapter – ele contava que havia participado de um evento em Curitiba e após assistir uma palestra do Rogério Cordeiro decidiu migrar o site do Virtual PASS PT para o Windows Azure.

O cenário dele é mais ou menos assim:  site em wordpress,  com 1250 posts, +100 horas de videos, 400+ page views por dia e uma base de dados MySQL de 125 MB.

Com o Windows Azure Web Sites hoje temos 3 opções de utilização, free, shared e reserved. O primeiro teste foi feito utilizando uma instancia do tipo free com o banco free disponibilizado pelo Azure para testes, mas logo esbarrou nas limitações da base de dados free com acesso simultâneos (4) e na capacidade de armazenamento em apenas 20 mb.

Como solução, ele contratou uma base de dados adicional diretamente no site da Cleardb e efetivou a migração. Como o próprio Felipe disse, com o Windows Azure eles ganharam em performance e alta disponibilizade, visto que com o host que era utilizado anteriormente existiam problemas constantes de disponibilidade e performance.

Abaixo uma imagem fornecido pelo Felipe no momento em que migrava sua base de dados, foram mais de 30.000 linhas de dados, carregando 100 linhas a cada 3 segundos em media.

InserindoDados

Para acessar o Virtual PASS PT acesse http://www.virtualpass.com.br ou ainda o link direto do Windows Azure Web Sites http://vpassbr.azurewebsites.net/.

Espero que esse post possa ajudá-los e caso você tenha algum case de utilização do Windows Azure independente da feature, deixe-me saber, com certeza tenho interesse em conhecer sua história também.

Um grande abraço, boa sorte e sucesso a todos!!!

Lucas A. Romão – Windows Azure MVP
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/lucasromao
MSN: lucas_romao@hotmail.com
Blog: https://laromao.wordpress.com | Twitter: @LucasRomao
Comunidade Azure Services Brasil | Twitter: @AzureServicesBR

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: