Continuous Delivery – Automatizando deploy com TFS Preview e Windows Azure


image

Olá pessoal,

Hoje vou falar de mais um recurso disponível no Windows Azure chamado Continuous Delivery, que nada mais é do que a integração do Windows Azure com o TFS, TFS Preview, CodePlex, Git e GitHub.

O Continuous Delivery é um processo que nos permite automatizar seus deploys a cada check in efetuado.

No post de hoje irei mostrar o como vincular um projeto existente ao TFS Preview e o como habilitar o  Continuous Delivery a este projeto e em um próximo post darei a sequencia com automatização utilizando Git/GitHub/Codeplex baseado em nossa primeira experiência de deploy neste post.

Para podermos concluir esse tutorial um dos pré-requisitos é ter uma conta cadastrada no TFS Preview, caso você ainda não tenha acesse www.tfspreview.com e efetue o cadastro conforme as imagens abaixo.

image

 

image

Obs: O objetivo do post não é entrar em detalhes do TFS Preview, para informações de como gerenciar seu projeto, workspaces, branches, backlog, sprints, etc acesse http://tfspreview.com/en-us/learn/start/connect-to-vs/

Efetuado o cadastro, agora iremos criar um novo Team Project, para isso clique em Create Team Project dê um nome para o projeto, uma descrição e escolha um template para utilizar. Após criado “navegue” até o seu projeto.

image

Agora iremos vincular uma solution ao TFS Preview, para fazer o upload iremos abrir o Visual Studio 2012 clicando em Open new instance of Visual Studio. Suas credenciais serão solicitadas para conectar ao TFS Preview.

image

Neste momento você terá uma instancia do Visual Studio 2012 aberta, com um quadro do Team Explorer do lado esquerdo mostrando as informações do seu Projeto no TFS Preview.

image

Agora abra seu projeto caso ele já exista (File/Open/Project-Solution) ou inicie um novo. Tendo seu projeto aberto é hora de incluirmos o projeto no TFS Preview, para isso clique com o botão direito em sua solution e clique em Add Solution to Source Control.

image

Uma nova janela aparecerá, já conectado ao seu projeto no TFS Preview, você pode organizar o conteúdo dentro de novas pastas ou manter o ambiente default como mostrado abaixo, defina um nome para a pasta onde sua solution será armazenada e clique em ok.

image

Clique novamente com o botão direito na sua solution e selecione Check In para marcarmos que toda a solution será integrada ao projeto no TFS Preview.

image

Agora para efetivarmos o Check In, clique na aba Team Explorer, mude a visualização de Home para Pending Changes, adicione um comentário e clique em Check In conforme a imagem abaixo.

image

Acompanhe a evolução do Check In e por fim receberá a confirmação de sucesso e o número do Changeset referente a esta operação.

image 

Agora vamos conferir o resultado final, primeiro clique no ícone para Home e depois clique em Source Control Explorer, para verificar o conteúdo dentro do seu projeto no TFS Preview.

image

Outra forma de verificar é navegar até o portal do TFS Preview, clique em Source e verifique o conteúdo em Explorer ou o histórico das últimas mudanças clicando em Changesets.

image

[OutOfTopic] – Com direito a erro na escrita na Label! 😦

Feito! Agora que temos nossa solution no TFS Preview é hora de integrarmos com o Windows Azure habilitando o Continuous Delivery.

Abra o portal do Windows Azure e acesse o ambiente que irá integrar, seja Cloud Services ou Web Sites, clique na guia Dashboard e por último Set up TFS publishing.image

Uma nova janela será aberta, será nela em que configuraremos o TFS Preview que acabamos de criar, para isso digite o nome da sua conta definido anteriormente -  Exemplo: https://[NomeQueVocedefiniu].tfspreview.com/e na sequencia clique em Authorize Now.

image

Uma nova janela será exibida solicitando sua autorização para efetivar a conexão, clique em Accept.

image

Por último aparecerá uma nova janela para que seja escolhido o projeto que será integrado, selecione o desejado e confirme a escolha.

image

A solicitação será processada….

image

…e em alguns segundos será exibida a confirmação da integração com o TFS Preview e uma mensagem de que no próximo Check In ocorrerá o primeiro deploy.

image

Para efetivar o deploy inicial efetuei uma alteração na minha aplicação e fiz um novo Check In (mesmo processo descrito anteriormente).

image

image

Retorne ao portal do Windows Azure e em segundos será possível acompanhar o deploy, serão exibidas informações de quem fez o deploy, seguido das demais informações como por exemplo o changeset.

image

Teste sua aplicação e confira o resultado final.

image

Como último teste, faça mais alguma alteração em sua aplicação, faça novo Check In e confira a guia Deployments no portal do Windows Azure.

A partir deste momento você terá um histórico de todos os deploys efetuados e poderá refazer um deploy anterior quando necessário, para saber a diferença entre eles cada deploy é acompanhado do changeset e assim podemos verificar as alterações pertinentes a cada deploy diretmente no TFS Preview.

Experimente escolher um deploy anterior ao que está ativo e clique em Redeploy. =)

image

É isso pessoal, espero que aproveitem a experiência do Visual Studio 2012 com TFS Preview integrado ao Window Azure.

Aguardo o feedback de vocês.

Boa sorte, sucesso e um grande abraço.

Lucas A. Romão – Windows Azure MVP
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/lucasromao
MSN: lucas_romao@hotmail.com
Blog: https://laromao.wordpress.com | Twitter: @LucasRomao
 Comunidade Azure Services Brasil | Twitter: @AzureServicesBR

  1. Tenho mais que uma assinatura. Uma chegou ao limite. Outra é livre. Ao tentar criar algo pra testar suas dicas desse post, não me deixam trocar de subscription.

    • Oi Antônio,
      Como assim não deixam? Ao tentar criar um WA WebSite a opção não aparece ou você recebe algum tipo de erro?
      Detalhe mais para que eu possa ajuda-lo. =)
      Abs.
      Romão

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: